Pular para o conteúdo

Burnout NÃO, Endomarketing SIM!

A Síndrome de Burnout, considerada doença ocupacional pela OMS e conhecida como esgotamento profissional, é um distúrbio emocional causado por condições de trabalho desgastantes. Ela se manifesta por meio de exaustão extrema, falta de motivação e sentimentos de fracasso e incompetência.

Um estudo da ISMA (International Stress Management Association) divulgou que o Brasil ocupa o 2º lugar em casos diagnosticados de Burnout, ficando atrás apenas do Japão, onde 70% da população é afetada.

A relação entre endomarketing e saúde mental é direta. Campanhas bem estruturadas de endomarketing podem incluir programas de prevenção ao Burnout, como treinamentos de gerenciamento de stress, promoção de atividades físicas e práticas de mindfulness no ambiente de trabalho. Esses programas não apenas melhoram a qualidade de vida dos colaboradores, mas também reforçam o compromisso da empresa com o bem-estar de sua equipe. (Na Hiato, já realizamos um momento com o time para aprender técnicas de respiração que ajudam no relaxamento da rotina.)

O papel do endomarketing é criar um ambiente favorável e promover a conscientização sobre a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A identificação precoce de sinais de Burnout e a disponibilização de suporte psicológico são essenciais para a eficácia dessas iniciativas.

Se as condições de trabalho oferecidas são precárias para o colaborador e desrespeitam normas de proteção à saúde e de prevenção de riscos, o resultado não será outro a não ser situações de trabalho inseguras, que inevitavelmente custarão a saúde (e até a vida) de uma pessoa. Uma carga de trabalho gerenciável e que não demande o esgotamento das forças do colaborador é o básico para promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Fonte: contabeis.com.br