Imagine a missão “quase” impossível de engajar milhares de colaboradores sem ruídos na comunicação e no menor intervalo de tempo possível! Essa era a realidade do Itaú Unibanco, um dos maiores bancos privados do Brasil, com mais de 92 mil colaboradores.
O desafio enfrentado pelo Itaú é a realidade de inúmeras empresas e de diferentes segmentos. No caso do banco, a solução foi encontrada a partir da estruturação de um planejamento robusto com vistas à melhoria da comunicação interna, mas sem esquecer, é claro, do engajamento do time.
Sabemos que a comunicação interna eficaz é um pilar fundamental do Endomarketing. Afinal, ela garante que os colaboradores estejam informados, engajados e alinhados com os objetivos da empresa, mas, por si só, não é suficiente para alcançar os resultados desejados.
Nesse sentido, as ações de Endomarketing complementam e amplificam a comunicação, criando um ambiente propício para que ela seja realmente eficaz.
Seja a empresa grande, média ou pequena, é possível implementar o marketing interno e alcançar benefícios a longo prazo que aproximam o colaborador da empresa e evita grandes prejuízos, como o turnover, por exemplo.
Alguns do benefícios incluem:
– Cultura de reconhecimento;
– Reforço da marca empregadora;
– Melhor integração;
– Treinamentos e oportunidades de desenvolvimento;
– Programas de qualidade de vida;
– Melhoria do clima organizacional.
E a boa notícia é que Endomarketing tem encontrado cada vez mais espaço e relevância nas organizações. Quer alguns exemplos?
Nestlé – No LinkedIn, a líder mundial em alimentos e bebidas, mostra a sua cultura e as estratégias assertivas de endomarketing que tem tomado.
iFood – Nomeou seus 5 mil colaboradores de FoodLovers. A ideia faz parte do kit de boas-vindas e fez o maior sucesso na internet.
Zé Delivery – Com o Endo, a empresa atua diretamente na experiência do colaborador e tem se beneficiado com o marketing instantâneo nas redes sociais graças às ações internas.
O Endomarketing é uma ferramenta, capaz de contribuir significativamente para melhorias em empresas de todos os tamanhos, desde que as ações sejam personalizadas e alinhadas com a cultura organizacional. Na Hiato, você conta com especialistas que atuam em cada etapa, acompanhando de perto os resultados.
Você pode contar com a gente!
Link da matéria original do case Itaú Unibanco: